SIMULAÇÃO DA CARTEIRA DE SEGUROS
Participantes:
Ana Carolina
Elias
João Luís
Juliana
Renato
Thais
Vivian
SIMULAÇÃO DA CARTEIRA DE SEGUROS
Objetivo:
Fazer uso das ferramentas de estatística, aprendidas durante o decorrer do curso, através da simulação de um caso de uso.
Introdução:
O Grupo escolheu como caso de uso a simulação de uma cotação de seguros de um determinado produto. O estudo prevê a reavaliação do risco consoante o histórico apresentado de sinistralidade de um determinado período.
Para isso, estruturamos três visões, a saber:
Visão do mercado, apresentando a sinistralidade média do mercado dos últimos cinco anos, por 100 mil eventos de seguro realizado, distribuídas por faixa etária, gênero e região. Essa visão permite estimar uma taxa de mercado base para a precificação do produto na Seguradora;
Visão das vendas da Companhia, distribuídas por faixa etária, gênero e por região. Permite acompanhar as vendas da Seguradora, no último exercício (ano fiscal encerrado); e
Registros de sinistros avisados e regulados pela empresa no último exercício, por faixa etária, gênero e região.
Essas informações serão usadas para comparação entre a sinistralidade esperada contra a realizada, permitindo a Seguradora prover ajustes em suas tarifas.
Tanto a distribuição mercadológica quanto a distribuição dos seguros vendidos pela Seguradora, e a apresentação dos sinistros ocorridos tiveram suas classes equiparadas por faixa etária, gênero e região, para poder facilitar a comparação.
Foi desenvolvida uma tabela de tarifa, cuja taxa básica foi calculada a partir da sinistralidade média do mercado, adicionado de um fator para cobertura de riscos não percebidos, e a partir da análise da distribuição dos sinistros por gênero e por região, definimos fatores para agravamento da taxa.
A análise dos sinistros ocorridos contra a expectativa de sinistralidade – dada pela média de sinistros do mercado, será o principal foco de análise