Agentes formadores e modeladores do relevo terrestre.
Os vulcões são uma das forças responsáveis pela formação e transformação do relevo terrestre, os chamados "Agentes Modeladores do Relevo".
As forças que criam e alteram as formas de relevo podem agir no interior da (agentes internos) ou na superfície terrestre (agentes externos).
Chamamos de vulcanismo o conjunto de processos através dos quais o magma e seus gases associados ascendem através da crosta e são lançados na superfície terrestre e na atmosfera. As materias expelidas podem ser sólidos, líquidos ou gasosos, e são acumulados em um depósito sob o vulcão, até que a pressão faça com que ocorra a erupção. A lava corre pelo edifício vulcânico, alterando e criando novas formas na paisagem.
· TECTONISMO:
Conciste em movimentos decorrentes de pressão vindas do interior da terra, agindo na costa terrestre. Quando as pressões são verticais, os blocos continentais sofrem levantamentos, abaixamentos ou sofrem fraturas ou falhas. Quando as pressões são horizontais, são formados dobramentos ou enrugamentos que dão origem a montanhas. As concequências do tectonismo podem ser várias, como por exemplo, a formação de bacias oceânicas, continentes, platôs e cadeias de montanhas.
· MOVIMENTOS EPIROGÊNICOS:
São movimentos verticais que provocam abaixamento ou soerguimento da crosta terrestre. Realizam-se muito lentamente e são consequência da isostasia.Os movimentos epirogênicos ocorrem em áreas geologicamente mais estáveis. Não provocam perturbações na disposição e nas estruturas geológicas locais, mas alteram a fisionomia do relevo das regiões afetadas por esses movimentos. Isso acontece porque a epirogênese ergue e rebaixa grandes áreas dos continentes.
Os movimentos epirogênicos causam variações lentas do nível do mar, denominadas eustasia ou movimentos eustáticos. Em locais onde ocorre o rebaixamento dos litorais pela invasão das águas do mar são chamados transgressões marinhas ou movimentos eustáticos