DNA e DNA mitocondrial
Cada uma das cadeias de DNA é constituída por milhares de nucleotídeos, ligados em sequência. As duas cadeias de desoxirribonucleotídeos de um DNA se mantem unidas por meio de ligações de hidrogênio entre suas bases nitrogenadas. As ligações de hidrogênio ocorrem entre pares de bases: a adenina liga-se com a timina (A -> T) e a citosina liga-se com a guanina (C->G).
O DNA, tem a função de produzir proteínas cuja síntese ocorre no núcleo. O DNA é uma sequência de nucleotídeos e que existe apenas quatro tipos diferentes de nucleotídeos: os nucleotídeos da adenina, da guanina, de timina e da citosina. Ele carrega as instruções necessárias para passar as informações genéticas de geração para geração na formação de um novo ser.
DNA MITOCONDRIAL : O DNA mitocondrial é um DNA que não se localiza no núcleo da célula, mas sim na mitocôndria (organela celular).
A existência de DNA mitocondrial também apoia a hipótese endossimbiótica, a qual sugere que as células eucarióticas surgiram quando uma célula procariótica foi englobada por outra célula sem ser digerida.
A principal diferença é que o DNA é composto de material genético dos geradores da célula (pai e mãe no caso dos humanos) e existe em grande quantidade. Já o DNA mitocondrial só é composto por material genético da mãe. Por isso que em exames de paternidade não são utilizados o DNA das mitocôndrias.
O DNA mitocondrial é um DNA que não se localiza no núcleo da célula, mas sim na mitocôndria (organela celular).
Acreditava-se que o DNA mitocondrial era passado para a prole unicamente através da mãe, mas já foi relatado que ocasionalmente pode ser herdado a partir do pai (Schwartz e Vissing, 2002). Acredita-se que as mitocôndrias do espermatozóide dos mamíferos são geralmente destruídas pelo óvulo após a fertilização. Em 1999 foi sugerido que as mitocôndrias do