Dmpl
No Brasil há muitos itens na estrutura escolar a serem melhorados, e acho que na atual estrutura escolar torna-se díficil a inclusão do aluno surdo, acredito que ele ainda continuará excluido, podendo ser até pior do que uma escola especial. Mas algumas medidas podem dimunuir esse impacto, segue: - Inicialmente o medida principal seria a qualificação dos professores já em exercício, para receber os alunos um pouco familiarizados com a lingua de sinais, mas só desenvolverá na prática mesmo.
- Poderia incluir no currículo escolar a lingua de sinais, para uma comunicação mais abrangente na sala de aula, não ficando apenas restrito para Aluno surdo e professor, mas para o restante da Classe.
- Materiais adequados, por exemplo os vídeos educativos teriam obrigatoriamente no canto da tela a tradução em Libras.
- tratar o aluno surdo como os demais da classe, explorando todo seu potencial.
- envolver a família do aluno surdo no processo educacional, por exemplo aulas de Libras para que os pais utilizem sempre uma linguagem de sinais padrão ou igaul na escola, para não confundir o aluno.
- Estruturar a escola com itens básicos, por exemplo: o sinal sonoro normalmente utilizados para horários de entrada e saida poderiam ser acompanhados por sinais Luminosos.
- E Principalmente no inicio, a escola poderia fazer campanhas a favor da inclusão, para que mais alunos e pessoas da comunidade auxiliem no processo de inclusão do Aluno surdo na escola Comum.
Acredito que essas medidas bem ministradas é o inícios para o sucesso no processo de aprendizagem do aluno