dlpa e dmpl
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Renato Ceccon Dantas Teixeira
Jefferson Oliveira
Guilherme Henrique
Daiane Emely
DLPA e DMPL
MARINGÁ
2014
DLPA e DMPL
Anualmente, uma prestação de contas deve ser feita pela administração, para os sócios e acionistas da empresa. Dessa forma é apresentada através de relatórios a situação patrimonial da organização, ajudando assim na tomada de decisões futuras. Dentre esses relatórios existe a DLPA e a DMPL.
DLPA – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
DLPA é a demonstração das ocorrências no saldo da conta empresarial, sendo estes lucros ou prejuízos acumulados no período do exercício em questão, tendo como objetivo então, revelar de uma forma mais simples e direta todos os eventos que influenciaram na modificação desse saldo.
Sociedades limitadas e alguns outros tipos de empresas são obrigadas a apresentar esse documento, como consta na legislação do imposto de renda Art. 274 do RIR/99.
Esse documento pode ser substituído pela DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido) que por sua vez apresenta com mais detalhes as alterações –––ocorridas em cada conta do Patrimônio Liquido.
Estrutura:
I. O saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;
II. As reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;
III. As transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.
Substituição pela DMPL - A Lei n.º 6.404/76, em seu artigo 186, § 2. Bibliografia
https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/6703/mod_resource/content/0/Estrutra_das_Demonstracoes_Financeiras.pdf http://essenciasobreaforma.com.br/uploads_materiais/lucros_e_prejuizo.pdf http://jfscontabi.dominiotemporario.com/doc/DLPA_- _DEMONSTRACAO_LUCROS.pdf