Diário Bioética
ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE S. JOÃO DE DEUS
13º CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM
4º ANO / 1º SEMESTRE
BIOÉTICA
DISCENTE:
Andreia Piteira N.º1566
DOCENTE: Professor Luís Sebastião
Outubro, 2009
“Peço-lhes que pensem a bioética como uma nova ética da ciência que combine humildade, responsabilidade e competência, que seja interdisciplinar e intercultural e que faça prevalecer o verdadeiro sentido de humanidade”
POTTER, 1998
2
SUMÁRIO
0- INTRODUÇÃO
1- REFLEXÕES
1.1- ABORTO
1.2- SALAS DE INJECÇÃO ASSISTIDA (SALAS DE “CHUTO”)
1.3- TRANSPLANTE
1.4- TRANSEXUALIDADE
1.5- ADOPÇÃO POR HOMOSSEXUAIS
1.6- PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA
1.7- CONSENTIMENTO INFORMADO
1.8- HOMEM MORTO A TIRO NA ASSEMBLEIA DE VOTO
1.9- CÉLULAS TRONCO (ESTAMINAIS)
1.10- ALIMENTOS TRANSGÉNICOS
1.11- POBREZA
1.12- EUTANÁSIA
2- CONSIDERAÇÕES FINAIS
3
0 – INTRODUÇÃO
De nada valem as vivências não pensadas, os sentimentos que voam sem deles guardarmos alguma recordação. De nada valem as experiências arrumadas num qualquer lugar fechado do nosso Ser, que não nos permitam aprender e crescer um pouco mais. A melhor forma de pintar o nosso caminho por este mundo repleto de experiências, é pois pensar, reflectir a cada instante, a cada vitória conseguida, a cada dificuldade encontrada. Segundo Abrunhosa (1999:376), reflexão “significa voltar atrás. Acto de repensar, reexaminar, reavaliar as opiniões, os conhecimentos, as atitudes”. Assim, no âmbito da disciplina de Bioética, integrada no 1º semestre do 4º ano do 13º Curso Licenciatura em Enfermagem, leccionada pelo Professor Luís Sebastião, surgiu a proposta de realização de uma compilação de reflexões à luz da bioética.
As escolhas que fazemos são baseadas em valores, valores esses que têm a ver com a ética e todas as escolhas têm preços. Neste trabalho apresento alguns temas que me fazem pensar, me fazem optar, situações do dia-a-dia em que a bioética está