Bioética
Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia e os transgênicos, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.
Bioética
Ética sf. 1 – Parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. 2 – Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.
Bioética - Conjunto de considerações que pressupõe a realidade moral dos médicos e biólogos em suas pesquisas teóricas e na aplicação delas.
Bioética: Origens, Características e Fundamento
A importância da Bioética, como o ramo do conhecimento humano responsável por uma regulação ético-moral adequada em relação às novas técnicas médico-biológicas.
Segundo a Encyclopedia of bioethics, o termo bioética é um neologismo derivado das palavras gregas "bios"(vida) e "ethike"(ética).
Pode-se defini-la como sendo o estudo sistemático das dimensões morais - incluindo visão, decisão, conduta e normas morais - das ciências da vida e do cuidado da saúde.
O termo atualmente, é definido como ética das ciências da vida, consideradas particularmente ao nível do humano.
Durante décadas, as preocupações bioéticas foram se acirrando, ganhando novos contornos, se complexificando, mas a Bioética, enquanto ramo do conhecimento humano, manteve algumas características que possibilita distingui-la de outros ramos do conhecimento.
Primeiramente, ela nasce em um ambiente científico, como uma necessidade sentida pelos próprios profissionais da saúde, em seu sentido mais amplo, de proteger a vida humana e seu ambiente.
Uma segunda característica que a