Diálogos Verb To Be
O novo iluminismo se desfará do preconceito de que a Consciência e a Razão são faculdades superiores, tornando mais claros os conceitos de Inconsciente, Intuição, Criação.
Os tabus deixarão de ser considerados uma espécie de "sombra" da reflexão filosófica e passarão a ser o centro da investigação. Uma verdadeira Genealogia das religiões, sistemas morais, será empreendida. As "ciências humanas" ganharão um status maior que as ciências físicas.
Será derrubado um longo preconceito da superioridade do polo Espiritualista, e também o preconceito do polo Materialista, e a ação humana inconsciente, intermediária entre esses dois pólos, ganhará mais terreno nas investigações.
Alavancado pela física quântica (superação da física clássica), principio da incerteza (superação do materialismo), probabilística (superação do determinismo fatalista), "uma nova sociologia psicanalítica" (superação do racional-centrismo e consciênciocentrismo), a pesquisa epistemológica considerará o subjetivo, o subliminar, as "antigas vergonhas", os instintos como motores da ação humana; a "imoralidade" deixará de ser "um ruído de fundo a ser excluido da pesquisa" e passará a ser estudado, revelando uma antropologia mais realista.
As artes alcançarão um status social tão importante quanto ás ciências.O Iluminismo do século XXI centralizará seu problema nas questões mais particulares e nas idiossincrasias humanas, diferentemente da tradição filosófica que até agora buscou uma Moral Universal, Fatos Universais, Conhecimento como se fosse uma posse, Arquétipos, fuga para uma Transcendência Abstrata.
O novo iluminismo se desfará do preconceito de que a Consciência e a Razão são faculdades