DIÁLOGO ENTRE MÚSICA E MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
E TECNOLOGIA DE GOIÁS – IFG
LICENCIATURA EM DANÇA
DIÁLOGO ENTRE MÚSICA E MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA
INTERDISCIPLINAR
André Corrêa Miranda
Músico e discente em Licenciatura em
Dança no Instituto Federal de Goiás –
IFG. Artigo produzido como parte da avaliação da disciplina Fundamentos da Arte na Educação, orientado pelo
Prof. Me. Alexandre Guimarães.
Aparecida de Goiânia
Junho de 2014
DIÁLOGO ENTRE MÚSICA E MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA
INTERDISCIPLINAR
Resumo: O presente artigo tem como objetivo tornar visível a necessidade da adaptação curricular, se utilizando da interdisciplinaridade e percorrendo o caminho que nos leva a experimentar abordagens contemporâneas para a arte educação, de um fato acontecido há aproximadamente vinte e oito anos atrás, através de um relato experiência que busca uma reflexão sobre a forma de gestão educacional que possa viabilizar ou não a transformação de aprendizagem e comportamental do aluno.
Palavras chave: interdisciplinaridade, ensino da música, arte-educação, transformação, matemática. Abstract: This article aims to make visible the need for curriculum adaptation, using interdisciplinary and walking the path that leads us to experience contemporary approaches to art education, a fact that happened there about twenty-eight years ago through experience a story that seeks a reflection on educational management that can enable or not the transformation of learning and behavioral student.
Keywords: Interdisciplinary art education, music education, transformation, math.
Por meio da arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, aprender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada. (BARBOSA, 2003, P.18)
Alguns fatos aqui relatados cooperam para uma melhor compreensão dos aspectos