Análise sobre as tranças de bintou
Unopar
2013
Síntese Reflexiva: As tranças de Bintou/Uma abordagem integrada da aprendizagem
Trabalho de análise textual voltado para as disciplinas Ensino de Artes e Música; Ensino e Alfabetização II; Fundamentos da Gestão Educacional; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino da Natureza e Sociedade; Seminário V.
Unopar
2013
Sumário:
1 – Introdução 1
2 – Síntese Reflexiva 1
3 – Proposta de atividades interdisciplinares 3
4 – Considerações Finais 4
5 – Referências Bibliográficas 5
Introdução
No presente trabalho será apresentado a análise sintética entre o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e o vídeo “As tranças de Bintou”. Tal reflexão tem por objetivo demonstrar a importância da integração de experiências científicas, o enriquecimento das várias conexões e relações entre os vários tipos de aprendizagem, respeitando os diferentes tipos de inteligência por parte dos alunos, e como levar o conhecimento do campo teórico para o campo prático.
Síntese Reflexiva
As tranças de Bintou é um conto de origem africana que traz a história de uma menina cujo nome intitula a história, que sempre indagava as pessoas e até mesmo a natureza sobre o motivo de ela ter que usar birotes (penteado composto por alguns pequenos coques) ao invés de longas tranças, iguais às utilizadas pelas mulheres adultas.
Quando Bintou questionou sua avó, que é uma mulher muita sábia ouviu uma história sobre sua aldeia, onde foi dito que no passado, as crianças do sexo feminino faziam uso de tranças, sem restrição pela idade. Entretanto, isso gerou uma vaidade exagerada dentre as meninas, que se preocupavam demais com as tranças e assim