DESAFIOS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
INTRODUÇÃO
Educação para surdos é um tema bastante atual, que vem ganhando espaço na sociedade a cada dia.
Houve uma enorme evolução no ensino/aprendizagem para surdos.
Antigamente, os surdos sequer tinham o direito a uma educação escolar. Eram tratados como deficientes, incapazes de aprender e produzir alguma coisa. Com o tempo, professores ensinavam em sala de aula, forçando os alunos a aprenderem no método tradicional, sem considerar as habilidades que eles poderiam ter se comunicando com os sinais. Houve um tempo em que era proibida a comunicação gestual nas escolas, por isso, muitos estudantes surdos desistiam de continuar estudando, pois não eram capazes de progredir. (MOURA, Maria Cecília de.
História e Educação: o surdo, a oralidade e o uso dos sinais 1997).
Posteriormente, foram criadas escolas especiais, próprias para alunos portadores de necessidades, foi uma grande evolução para época, porém os alunos continuavam deslocados da sociedade. Então, por meio de muitos estudos, pesquisas e discursões, chegou-se na conclusão de que esses alunos estavam sendo discriminados, pois não tinham interação social, dificultando assim o convívio com outros indivíduos. Foi aí que resolveu-se criar as famosas escolas inclusivas, onde surge a ideia de inclusão social.
Esta ideia, por sua vez, é muito boa, pois tem o objetivo de agregar as pessoas "especiais" dentro da sociedade como um todo, tornando o acesso aos bens: materiais, culturais e intelectuais mais fácil dentro e fora da escola.
A Libras (Língua Brasileira de Sinais) também não era reconhecida. As pessoas achavam que não passavam de mímicas e gestos que os surdos usavam para se comunicar, porém, com o advento da Lei 10436/02 ela passou a ser regulamentada como Língua Oficial dos Surdos e ainda hoje sofre preconceitos pela sociedade.
4
1.1 BREVE DEFINIÇÃO DE SURDEZ
Surdo é aquele que sofreu uma perda dos sentidos da audição, podendo
ser