divisor de frequencia
PARA DRIVERS & TWEETERS, SEM ATENUAÇÃO
Homero Sette Silva
Revisão 06 12 2005
homero@selenium.com.br
A utilização de capacitores, desempenhando a função de filtros passa-altas, em divisores de freqüência
(crossovers) de primeira ordem, embora tenha a seu favor a qualidade da resposta transitória (aliás muito apreciada pelos audiófilos), é algo que não recomendamos, em virtude de sua atenuação de 6 dB/oitava apresentar um corte muito suave, por vezes incapaz de impedir que as freqüências baixas danifiquem o transdutor.
Melhor seria a utilização de indutores e capacitores em filtros de 12 dB/oitava ou, preferivelmente, crossovers ativos de 24 dB/oitava.
No entanto, a utilização de capacitores é uma realidade, devido ao baixo custo e à disponibilidade dos mesmos
(embora acima de 10 µF seja muito difícil encontrar capacitores de poliester, o que obriga a utilização de eletrolíticos bipolares que, às vezes, também são difíceis de serem achados).
Atualmente, estão sendo fabricados no Brasil capacitores de polipropileno, semelhantes aos de poliéster, mas com valores acima de 10 µF , e que são encontrados em lojas especializadas (011 3361-2697 / 221-7189).
Outro detalhe muito importante: aqui neste trabalho, os valores de capacitores apresentados nas tabelas são para uso sem resistor de atenuação. Isto significa que, neste caso, os drivers e tweeters estarão instalados em canal ou amplificador separado dos woofers, com controle de volume independente. Se os drivers e/ou tweeters estiverem no mesmo canal que os woofers, torna-se obrigatório o uso de atenuadores, o que está descrito no trabalho DIvCapAten.
A presença do resistor de atenuação reduz o valor do capacitor, que deverá ser recalculado.
Mas, o pior de tudo, é que temos constatado estarem muitos usuários usando valores inadequados de capacitores, às vezes para mais (o que geralmente provoca a quebra do diafragma), ou para menos (quando o transdutor
não