divisao social na grecia antiga
A Grécia Antiga foi marcada, principalmente, pela criação de uma grande hierarquia e infraestrutura social. As pessoas eram divididas por serem estrangeiras - por exemplo -, ou por não terem a cidadania.
Atenas:
Eupátridas: Homem nascido em Atenas, proprietário de terras. Cidadão, pessoas que tem o pai e mãe que nasceram em Atenas. Tinham diversos direitos e eram obrigados a terem participação política. Eles tinham muitos direitos, e eram livres.
Metecos: Os Metecos eram "exclusivos" de Atenas. Eram estrangeiros, ou seja, sofriam muita desigualdade por esse motivo. Deviam prestar serviços militares e pagar impostos, quando necessário. Eram proibidos de ter terras. Mesmo um meteco não ser considerado um cidadão, ele tinha alguns direitos, que eram vários, mas não podia ter participação na política.
Escravos: Trabalhavam na agricultura, oficinas artesanais, construções, comércio, obras públicas, as mulheres escravas cozinhavam. Eram, normalmente, pessoas que foram capturadas em guerras. Vivam no sofrimento e na extrema pobreza. Essa classe é marcada por diversas revoltas contra o sistema da época.
Esparta:
Espartanos: Eram os cidadãos espartanos, e os homens fortes prestavam serviços militares. Eram livres, contanto que participassem do modelo militar da época - como já dito. Foram primordiais para a mudança política na época. Criaram uma hierarquia militar também.
Periecos: Considerados estrangeiros e geralmente abriam uma oficina artesanal ou um comércio, deviam prestar serviços militares e não podiam casar com mulheres espartanas. Como em Atenas, sofriam preconceito.
Hilotas: Eram os servos do governo espartano, suas vidas eram marcadas por miséria. Parecidos com os prisioneiros de guerra de Atenas, eles viviam na escala mais baixa da hierarquia social. Sofriam preconceitos e eram a principal fonte de riqueza de muitos nobre e líderes.