História
Curso:História Prof.: André Disciplina:História Antiga Oriental
Fichamento:
Referências Bibliográficas:
ROSTOVTZEFF, Mikhaiu.História da Grécia. In: .Atenas e a Ática de 800 a 600 a.C..São Paulo: Guanabara Koogan, [197-?]. Cap. VI, pp. 97-111.
O autor começa informando que a Grécia surgiu entre os anos de 800 a 600 a.C., pertinho da cidade de Esparta. Atenas era “o centro econômico e político da Ática”. Importante afirmar também que Atenas sempre usou a sua posição geográfica e os recursos produzidos pelo seu território naturalmente.
O autor afirma que a Ática é separada da Grécia e da cidade da Beócia por enormes montanhas. A ilha de Egina que fica perto do Golfo Sarônico tem uma ponte que fica entre o mundo dório e jônio. Os vales do Cefiso e do Ilisso da região, davam boas farturas em matéria de colheita, sendo que o vale de Eleusis tinha a terra bem mais fértil do que os vales do Cefiso e do Ilisso. O solo de toda essa região era ótimo para a plantação de oliveiras. Nas montanhas eram produzidas madeiras para a construção naval.
Na época podiam-se encontrar os seguintes metais: prata e o chumbo, e estava em falta o ferro e o cobre. A argila servia para o ceramista produzir suas obras. Podia-se encontrar nas montanhas as seguintes pedras: o mármore e o calcário para grandes construções.
O autor diz que na região da Ática, “as condições eram favoráveis à união de considerável território em torno de um centro político”.No local podemos encontrar dois portos, respectivamente, chamados Farelos e Pireu. O autor nos diz que era impossível para as outras cidades serem rival político da Ática, porque caso contrário, essas cidades levariam certa desvantagem por que os seus territórios não era tão bom quanto a Ática.
Agora vamos a cronologia:
A historia da Grécia antiga teve início por volta do ano 2000 a.C., e terminou em 388 a.C.. Ela costuma ser dividida