Metodos
Professor : Fernando César Franco
Curso : Engenharia de Produção
Título do artigo: Desenvolvimento sustentável: mito ou realidade?
Autor do artigo: Eliana Morais de Abreu
Aluno : Raul Silva Neto
Data : 19 de agosto de 2012
Resenha
O presente artigo apresenta uma nova visão do tema desenvolvimento sustentável, tema que prevê a integração entre economia, sociedade e meio ambiente, é a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental. O ser humano está destruindo o meio ambiente, o crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta.
Com a riqueza nas mãos de poucos e o grande desperdício dos recursos naturais, o desenvolvimento sustentável fica casa vez mais difícil de ser executado com sucesso, o que contribui a desníveis financeiros entre países, degradação do meio ambiente, os países desenvolvidos é o grande responsável pela degradação ambiental, pela exploração excessiva de recursos naturais, preocupados em desenvolver não pensam na sociedade.
O desenvolvimento sustentável é um mito, ele nivelaria financeiramente os países, o mundo seria mais saudável, minimizaria a miséria, para o desenvolvimento sustentável acontecer terá que mudar radicalmente toda a sociedade, o que é quase impossível tornando um grande desafio.
A principal ajuda seria os governantes, com planos eficazes capazes de impulsionar a sociedade a mudar a forma de viver, com metas, ajuda financeira, criando instituições para resolver problemas para a sociedade.
O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, e sim como uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta, pois as mudanças são muitas, o que demanda tempo. O desenvolvimento sustentável tem três