divisao celular
CITOLOGIA Professor MSc. Marco Antonio G. Del’Aquilla
Guarulhos - SP
Abril de 2013
GRUPO:
Marcilene Ribeiro dos Santos Mota
Rosana Maria Rodrigues da Silva
Silvana de Aquino Fialho
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
1. INTÉRFASE 5
1.1. PERÍODO G1 5
1.2. PERÍODO S 6
1.3. PERÍODO G2 6
2. DIVISÃO CELULAR – MITOSE 7
2.1. CARACTERÍSTICAS: 8
2.2. ETAPAS DA MITOSE 8
2.3. PRÓFASE 9
2.4. METÁFASE 9
2.5. ANÁFASE 9
2.6. TELÓFASE 10
2.7. DIFERENÇAS ENTRE MITOSE ANIMAL E VEGETAL 12
1. MEIOSE 13
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15 INTRODUÇÃO
O ciclo de vida da célula, em geral, pode ser divido em dois períodos distintos: intérfase e divisão celular. O estudo da divisão celular é um processo pelo qual as células (unidades básicas da vida) se multiplicam, originando duas ou mais células filhas semelhantes à célula materna ou progenitora. A capacidade de divisão celular é variada em relação ao tipo de célula e a sua função. Esta divisão celular ocorre de duas formas:
• Mitose
• Meiose I e II
A divisão celular tem como função (através da sua capacidade metabólica) a manu-tenção da vida. Através desta divisão as células-filhas terão pelo menos metade ou mesma quantidade de material genético da mãe onde há uma hereditariedade através da reprodução ou divisão celular normal ou tem como função e com fidelidade passar o programa genético de uma geração celular para a geração. Tem como função também a reconstituirão celular, crescimento e desenvolvimento de um pluricelular, por exemplo, através de um zigoto unicelular. A divisão pode ter diferentes velocidades nos diferentes tecidos celulares com diferentes funções.
1. INTÉRFASE
Interfase é a fase mais longa da vida da célula. Nela a célula duplica o seu material genético e realiza intensa atividade metabólica. A interfase está dividida em três períodos distintos: G1, S e G2. O símbolo G