Marketing Social: gestão estratégica para a transformação social e consolidação empresarial
Gestão Estratégica para a Transformação Social e
Consolidação Empresarial
Lidiany Kelly da Silva Marques1
RESUMO
Este trabalho mostra o marketing social, como ferramenta efetiva no marketing e na comunicação, na busca de criar, desenvolver e aprimorar relacionamento duradouro entre empresa e consumidor através de causas sociais que possibilitem a transformação social e que agreguem valor à marca e ao produto da empresa e assim efetivamente consolidar a sua imagem no mercado.
PALAVRAS-CHAVE:
Marketing Social – Ética – Transformação Social – Consolidação Empresarial.
2
1
Relações Públicas pelo Centro Universitário Newton Paiva
Aluna de pós graduação Latu-Sensu em Marketing e Comunicação
Centro Universitário Belo Horizonte – UNI-BH
INTRODUÇÃO
A sociedade tem apresentado inúmeros problemas ao longo dos anos, como a fome, a guerra, o desmatamento, a violência e a grande desigualdade entre as classes sociais. No entanto, essa própria sociedade volta seus interesses para estes fatores sociológicos, e possuem cada vez mais o desejo de uma mudança, através de alterações em sua forma de vida, em suas crenças e valores e nos sistemas sociais. Dessa forma, uma possível solução desses problemas sociais implica em uma mudança social, ou seja, mudar as formas com que os indivíduos e os grupos desenvolvem suas vidas, transformando práticas adversas ou daninhas, em outras produtivas, modificando as atitudes e os valores nas comunidades e nas sociedades em sua totalidade, e criando novas tecnologias sociais que introduzam as mudanças desejadas e que elevem a qualidade de vida das pessoas.
Nesse contexto, o diferencial para as organizações sejam elas públicas, privadas ou sem fins lucrativos é buscar o bem estar social através da preocupação com a valorização do homem, do meio ambiente, da cultura, da educação, entre outros, que são fatores determinantes do sucesso mercadológico.
Estar à frente no mercado é