Diversos
DICIPLINA: HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
PROFESSORA: ELAINE
TRANSFUSÃO SANGUÍNEA E QUAIS AS SUAS INDICAÇÕES
LEIDIANE VIEIRA DA SILVA
PATOS DE MINAS
TRANSFUSÃO DE SANGUINIA E QUAIS AS SUAS INDICAÇÕES
A transfusão de sangue é o método terapêutico mais importante no tratamento das hemorragias agudas e graves. Sua utilização, principalmente sob a forma de frações, foi estendida a uma serie de outras patologias. Devido ao risco potencial a que está sujeito o receptor, o clinico deve conhecer perfeitamente as indicações da transfusão de sangue e suas complicações.
Antes de realizar a transfusão, o sangue do receptor deve ser classificado, estabelecendo o seu grupo e o fator RH. Em seguida faz uma prova cruzada, estabelecendo a compatibilidade entre o sangue do doador e o do receptor.
Os grupos sanguíneos são: A, B, AB e O.
A velocidade de infusão varia de um caso para outro. Geralmente infunde uma unidade em 2 a 4horas. Nos pacientes em que há risco de hipervolemia a infusão e feita a uma velocidade menor. Nos casos mais graves requerem uma infusão mais rápida. Todos os pacientes que estiverem recebendo sangue necessita de atenção especial. Os sinais vitais são olhados com frequência, deve se observar o possível aparecimento de ingurgitamentos venoso jugular, estertores de base, e outros sinais de hipervolemia ou insuficiência cardíaca.
Indicações são:
A infusão de hemácias deve ser feita sempre que houver um déficit significativo no transporte de oxigênio para os tecidos, nas anemias crônicas a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio diminui, aumentando a sua liberação para os tecidos, quando essas hemoglobinas diminui e indicada a transfusão de sangue total ou de concentrado de hemácias.
O concentrado de hemácias e indicado para pacientes com insuficiência cardíaca, doença renal crônica , doença hepática, aplasia de medula, e no pré e pós-operatório.
Sangue total esta indicação quando além da diminuição do