DIVERSOS
O Projeto Albras/Alunorte localiza-se no município de Barcarena e está voltado para a produção industrial de alumínio a partir das jazidas debauxita do rio Trombetas (município de Oriximiná, Estado do Pará).
A origem dos projetos está na descoberta da jazida de bauxita no rio Trombetas, entre as melhores do mundo.O minério encontrava-se quase na superfície. Era retirada do estéril (as rochas sem valor) com uma “drag-line”, máquina que retira 8 milhões de toneladas por ano. O início daimplantação da ALBRÁS/ALUNORTE foi dirigida pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) que comunicou ao governo do Pará sobre o projeto destinado à produção de alumina ealumínio tendo como sócios empresários japoneses que investiram no projeto.
O projeto Albras/Alunorte, criado durante o período do regime militar, inserido em um contexto de buscapelo desejado desenvolvimento regional, crescimento econômico e segurança nacional, gerou (e gera) graves danos ao meio ambiente e a população existente nas proximidadesdeste grande empreendimento industrial.
Na região de influência do Projeto Albrás-Alunorte, nas redondezas do município de Barcarena, ocorre com freqüência danos ao meioambiente, como os casos de poluição do rio Murucupi, situado no município de Barcarena, que geraram envenenamento em suas águas, em decorrência de poluição provocada pelaAlunorte, o que atingiu diretamente o meio ambiente e pescadores e ribeirinhos e suas relações de trabalho, a pesca, já que provocou a morte de várias espécies de peixes no rio.
A ALBRAS - Alumínio Brasileiro S.A. é uma empresa de capital fechado, instalada em uma área total de 1.570.000 m² e 360.000 m² de área construída, situada no município de Barcarena, a 40 quilômetros de Belém, capital do estado brasileiro do Pará.
A empresa é resultado de uma associação da Norks Hydro (51%) e da Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd. (49%), consórcio de empresas japonesas, entre trading companies, consumidoras e produtoras de alumínio e o Japan