Diversos
Nome: José Guilherme S. Souza Curso: Eng. Civil
Princípios da Visão Pessoal
O Espelho Social
Se a única visão que possuímos de nós vem do espelho social, do paradigma social em vigor e das opiniões, imagens e paradigmas das pessoas a nossa volta, nossa noção de personalidade equivale ao que se vê em uma sala de espelhos mágicos de parque de diversões. O paradigma social atualmente aceito nos diz que nosso condicionamento e nossa condição determinam amplamente o que somos. Apesar de reconhecemos o imenso poder do condicionamento em nossas vidas, dizer que ele determina o que somos e não temos controle algum sobre esta influência cria uma situação radicalmente diferente.
Atualmente, existem três mapas sociais, três teorias do determinismo amplamente aceitas, independentes ou combinadas, para explicar a natureza do ser humano: o determinismo genético, o determinismo psíquico, o determinismo ambiental. Cada um desses mapas se baseia na teoria do estimulo que associamos mais comumente com os experimentos de Pavlov com os cachorros. A idéia é que somos condicionados a reagir de maneira a um estimulo em particular.
Entre o estimulo e a resposta
A liberdade de escolha abrange os dons que nos tornam humanos, distintos dos outros animais. Além da autoconsciência, temos a imaginação a capacidade de criar, na mente, imagens que transcendem a realidade presente. Temos a consciência, um entendimento profundo do que é certo ou errado, dos princípios que governam nosso comportamento, e a noção do grau em que nossos pensamentos e ações estão em harmonia com eles. Temos também a vontade independente à capacidade de agir conforme manda a autoconsciência, livre de qualquer influência. Nossos dons exclusivos nos elevam acima do mundo animal. A amplitude com que exercemos e aprimoramos esses dons nos permite realizar nosso potencial essencialmente humano. Entre o