Administração
Módulo: Logística
Professor: Rogério
Aluna: Sabrina Oliveira
Sistema de codificação EAN
O sistema EAN (Associação Brasileira de Automoção Comercial) é um desenvolvimento global, padrão aberto miltissetorial de identificação não significante d produtos, serviços e locais, com o objetivo de promover a linguagem comum em negócios, internacionalmente.
Código de Barras
EAN -13
É o código de uso geral para todos os itens que recebem preço e podem ser comercializados pela cadeia de suprimentos. Itens unitários: embalagens multi-packs, e algumas caixas.
São códigos de referencia para pedido de compra.
O código EAN-13 representa 13 dígitos numéricos que identificam o país de origem da empresa, a própria empresa e o produto por ela produzido.
O ultimo digito serve como digito verificador.
ESTRUTURA DE CODIFICAÇÃO
3 Dígitos (cedidos pela EAN) País
5,4, ou 3 dígitos (cedidos pela EAN Brasil) Empresa
4,5, ou 6 dígitos (cedidos pela EAN Brasil) Produto
1 digito (obtido pelo calculo algoritmo) Digito de Controle/ verificador·.
Identificação do País: Os primeiros dois ou três dígitos da esquerda para a direita, conforme necessidade do país. No caso do Brasil, esse número é o 789.
Identificação do Fabricante e do Produto: Os nove ou dez dígitos subsequentes ao código do país. Esse código é determinado, no Brasil, pela ABAC - Associação Brasileira de Automação Comercial.
Dígito Verificador: Um dígito que serve de controle para se certificar de que não houve erro na leitura do código.
Exemplo:
EAN-8.
É utilizado em embalagens pequenas de produtos. O dado codificado por meio do código de barras EAN 8 identifica o produto e seu fabricante. Como um número limitado de prefixos EAN 8 é disponibilizado por país, essa simbologia é utilizada somente se não for possível o uso do EAN 13 na embalagem do produto.
ESTRUTURA DE CODIFICAÇÃO
3 dígitos (cedidos pela EAN) País
4