Trabalhos
Há muitas exigências para o profissional da educação e o professor, existem 10 novas competências para ensinar segundo o autor e professor Philippe Perrenoud:
1)Organizar e dirigir situações de aprendizagem: é necesário conhecer determinada disciplina, tendo o domínio dos conteúdos a serem ensinados. Fundamental trabalhar a partir das representações dos alunos, pois isso pode ajudá-los na aproximação do conhecimento científico a ser ensinado. Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos, pois o erro é como uma ferramenta para ensinar, "um revelador dos mecanismos de pensamento do aprendiz". O professor também deve saber construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas, além de envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.
2) Administrar a progressão das aprendizagens: 5 capacidades: A primeira diz que o professor deve conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos. O docente deve adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino. O professor deve saber observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma bordagem formativa, e fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.
3)Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação: o professor deve, administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma, abrir e ampliar a gestão da classe para um espaço mais amplo, fornecer apoio integrado, trabalhar com os alunos portadores de grandes dificuldades e desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
4)Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho: deve suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto-avaliação, além de instituir e fazer funcionar um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos. O docente ainda pode oferecer atividades