diversos
O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado a avaliação.
A importância do planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais. O planejamento é uma atividade de reflexão a cerca das nossas opções e ações, pois se pensarmos didaticamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade.
Na preparação de aulas o professor deve rever os objetivos gerais da matéria e sequencia de conteúdos do plano de ensino. Não pode esquecer que cada tópico novo é uma continuidade do anterior, é necessário assim, considerar o nível de preparação inicial dos alunos para a matéria nova.
É o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos, fundamenta-se numa determinada concepção do papel do professor que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade. Pois sem duvida o professor além de ser educador e transmissor de conhecimento, deve atuar ao mesmo tempo como mediador, ou seja, o professor de colocar como ponte entre o estudante e o conhecimento para que dessa forma o aluno aprenda a pensar e a questionar por si mesmo e não mais receba as informações como se fosse um deposito do educador.
Fazendo um parâmetro pelas observações com a turma parceira e diálogo com a professora titular o planejamento é fundamental pois reflete no futuro do