diversos
Escola Estadual Ada Teixeira dos Santos Pereira
Campo Grande,12 março de 2014 Aluno: Carlos Yuri, 7º C. Prof.: Manoel.
A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS EUROPEUS
Com o fracasso das tentativas de unificação europeia empreendidas pela Igreja durante a Idade Média e a instabilidade vivida, os Estados europeus tenderam a se centralizar em torno do rei. Este, aos poucos, assume características de um monarca absolutista, originando os Estados modernos da Europa ocidental. Apenas o Sacro Império Germânico e a Itália não trilharam esse caminho, permanecendo fragmentados.
Portugal
Primeiro Estado Nacional que surgiu, o reino português conseguiu imprimir um considerável desenvolvimento a partir do século XIII. Clique na figura do Rei português D. Sebastião para conhecer mais sobre o assunto.
Espanha
A formação da Espanha está diretamente ligada ao processo de expulsão dos árabes, conhecido como reconquista. Clique na figura da rainha Isabel da Espanha para saber mais sobre o assunto.
França
O Estado francês se consolidou após a Guerra de Cem Anos, clique na figura de Luís XIV (rei sol) para conhecer um pouco mais sobre a formação da França.
Logo após a Guerra dos Cem anos a Inglaterra enfrentou uma guerra civil conhecida como Guerra das duas rosas. Clique aqui para saber mais sobre o assunto.
"Foi também no século XIV que ocorreu na Europa o início do fortalecimento do poder central por meio das monarquias nacionais, apontando para a organização do Estado moderno, O processo de formação desse Estado foi bastante contraditório, tornando difícil sua definição. Na realidade ele refletia um longo período de transição, em que forças políticas e sociais renovadoras (como a burguesia) procuravam seu espaço político e outras