diversos
TREINAMENTO, ENSINO E PESQUISA LTDA
CURSO DE FARMÁCIA
DOENÇAS COM NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA
Maria de Fátima dos Santos Silva
Patos de Minas – MG
28 de junho de 2013
DOENÇAS COM NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA
Doença de Creutzfeldt – Jacob
A doença de Creutzfeldt–Jakob (DCJ) é uma Encefalopatia Espongiforme Transmissível (EET) que acomete os humanos. Ataca o sistema nervoso central, sendo de rápida evolução e fatal. Caracteriza-se por uma desordem cerebral com perda de memória e tremores iniciando mais comumente, entre 55 e 70 anos de idade.
Causa e transmissão A sua causa e transmissão estão ligadas a uma partícula proteinácea - agentes menores que um vírus, altamente estáveis e resistentes a diversos processos físico - químicos. A DCJ acontece na maioria dos casos de maneira espontânea (85%) sem nenhuma associação de transmissibilidade. Cerca de 10 a 15% surge devido a uma mutação hereditária no príon e o restante está relacionado a procedimentos neurocirúrgicos. Entre 2004 e 2012, a vigilância em saúde brasileira captou 321 notificações de casos suspeitos da forma clássica de DCJ, doença não transmissível, cuja frequência estimada, em todo o mundo, é de um caso por milhão de habitantes por ano.
Agente envolvido
O agente etiológico responsável pela Doença de Creutzfeldt-Jakob, é uma partícula proteinácea infectante denominada ‘‘prion” e por isso as EET são também conhecidas como doenças do ríon ou priônicas. São agentes infecciosos de tamanho menor que o dos vírus, formados apenas por proteínas, altamente estáveis e resistentes a diversos processos físico-químicos.
Sintomas
O paciente com quadro clássico de DCJ apresenta desordem cerebral com perda de memória e tremores. Não ocasiona febre nem outros sintomas similares aos da gripe e em um terço dos casos os sintomas iniciam com ataxia, afasia ou perda visual. Com a