Diversos trabalhos
Dispositivos Analógicos
Antes do advento dos microprocessadores, computadores analógicos, mecânicos e elétricos, foram utilizados para simular modelos descompressivos.
Foxboro Decomputer Mark I
[pic]
A Foxboro Company, de Foxboro, Massashusetts, construiu um computador analógico para descompressão e o submeteu à análise da marinha americana em Outubro de 1955. Seu projeto pneumático de 2 compartimentos, com meios-tempos de 40 e 75 minutos, era baseado no relatório de Groves & Monk. A absorção e eliminação do nitrogênio era simulada pelo fluxo de gás através de resistores porosos. A avaliação da marinha concluiu que o dispositivo apresentava leituras inconsistentes com as tabelas de mergulho da época e o aparelho foi devolvido à Foxboro para modificações. Tais modificações nunca ocorreram e a Foxboro nunca reapresentou o computador à marinha.
SOS Decompression Meter
[pic]
O computador SOS é provavelmente o mais conhecido computador descompressivo. Foi projetado em 1959 por Carlo Alinari e fabricado por uma empresa italiana chamada SOS Diving Equipment Limited. Até o início da década de 90 este computador ainda era fabricado. Este computador analógico pneumático implementa um modelo de um único compartimento, simulando a absorção/eliminação do nitrogênio através do fluxo de ar por um resistor ceramico.
[pic]
TRACOR
O primeiro computador descompressivo analógico elétrico foi desenvolvido em 1963 pela empresa Texas Research Associates, Inc e foi nomeado TRACOR. Este dispositivo empregava uma rede de resistores e capacitores para simular a absorção/eliminação do nitrogênio. A pressão ambiente era medida através de um medidor de pressão que controlava a tensão submetida ao sistema. Dois conjuntos de baterias alimentavam o dispositivo. Duas baterias alcalinas alimentavam um aquecedor que