diverso
Os carnavais europeus derivam de muitas tradições dos festivais romano e do grego também é herança das antigas tradições pagãs que celebra o fim do inverno na Europa e a fertilidade com a chegada da primavera, o carnaval da Espanha é descendente do carnaval italiano de Veneza ,ao contrário das antigas tradições que influenciam os carnavais da America do sul o carnaval na Europa e particulamente na Espanha são entendidos como grandes festas a fantasias. A principal diferença entre o carnaval espanhol e brasileiro é a música. , o som vem das Chirigotas, Coros, Quartetos, e Comparsas, como são denominados os grupos musicais que participam de concursos durante a semana da festa. As Chirigotas são agrupações divertidas que fazem sátiras, principalmente políticas; os coros cantam tangos em espécie de carros; os quartetos fazem paródias; e os comparsas também fazem músicas reivindicatórias, mas, no entanto são mais sérios. Nada de trio elétrico, nada de samba, de pagode, de axé, de tamborim, de repique, de pandeiro. Na verdade, são músicas onde o que importa realmente é a letra e não o ritmo. É uma festa para todas as idades, crianças, jovens, adultos e até os mais velhos se fantasiam e curtem as festividades, que têm programações para quase todas as horas do dia.
Enfim, muitas semelhanças, mas há algo que torna as festas muito diferentes. Talvez o clima, que faz com que o nosso carnaval seja “más caliente”. Quem sabe são as pessoas, porque realmente talvez sejamos mais quentes que os europeus. O que importa é que, seja no hemisfério sul ou no norte, o carnaval é uma festa do povo.
AS CURIOSIDADES DO CARNAVAL DA ESPANHA
Na quarta feira de cinzas é costume haver um evento chamado "Enterro da Sardinha" em várias cidades, em que as pessoas seguem um carro alegórico, que leva uma sardinha gigante, e que percorre as principais ruas da cidade. Vão atrás do carro várias pessoas fantasiadas de viúvas chorando e lamentando a morte da