Diversidade
1 INTRODUÇÃO A diversidade assemelha-se a variedade, ou seja várias ideias, conceitos, tradições, em diferentes assuntos e ambientes. É uma forma diferente de ver os acontecimentos, gerando a tolerância. Somos diversos, porque somos miscigenados. Uma mistura de várias culturas, crenças e tradições que fez a formação do povo brasileiro. Nossa linguagem é uma mistura de regiões, e com a mudança rápida de acontecimentos, a linguagem tecnológica também incorporou-se a nossa vida. Dessa forma, o Brasil vira foco de olhares externos para difundirmos nossa cultura. A formação básica do indivíduo inicia-se quando ele passa a aceitar as diferenças e conclui que em um país como o nosso o diverso é normal. A diversidade cultural é um fato social e incontestável no Brasil e deve ser aceito e respeitado por todos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A diversidade histórica
Fonte: educador.brasilescola.com
A formação do povo brasileiro deu-se com a miscigenação de vários povos. Por isso, existe essa vasta diversidade histórica e cultural no Brasil.
Essa concepção foi proveniente da mistura de três raças: a caucasiana (europeus), etiópica (africanos) e americana (índios), conforme imagem acima. Somos constituídos pela combinação de três elementos, os indígenas, os negros africanos e os europeus. Da cultura indígena, legamos a aptidão para se deslocar no território, alguns costumes alimentares e palavras acionadas ao Português. Os negros, escravizados da África, trouxeram à disposição para o trabalho denso, a resistência física e a alegria de viver. Mas a principal origem é portuguesa, pois o Brasil era colônia de Portugal, herdou a fala, as leis, a organização do Estado, a crença católica e a tradição de um modo geral. Esta forma de ver o desenvolvimento do povo brasileiro já foi arduamente criticado, pois ela não leva em conta o caráter multiétnico da comunidade