Aspectos característicos litetários da obra o ateneu, de raul pompéia
990 palavras
4 páginas
ASPECTOS CARACTERÍSTICOS LITETÁRIOS DA OBRA O ATENEU, DE RAUL POMPÉIACarlos krisney Morais
Simone Ximenes Linhares
O Ateneu de Raul Pompéia foi publicado em folhetins em 1888, nele, o autor narra as lembranças de Sérgio vivenciadas num internato de nome Ateneu.
De acordo com os preceitos do Naturalismo, o livro traz consigo uma crítica às instituições de ensino das elites do século XIX, ou seja, o colégio vem a ser comparado ao pequeno mundo que englobe as mazelas da sociedade por um todo. Vale observar com destaque no foco narrativo da obra que Sérgio é considerado um outro “eu” do autor, pois o narrador e protagonista recebe os traços personalizados de Raul, que, por sua vez também estudou num internato na infância, o Abílio, portanto, isso explicaria o subtítulo do livro: crônica de saudades, é o que destaca Quintale Neto(2007): “O cronista faz a crítica do que viu e sentiu, do que lhe ensinara e de como lhe ensinaram”.
É bastante expressiva as características de Pompéia em O Ateneu que alguns estudiosos buscam compreender este “eu” do autor por meio de seus traços psicológicos. Balieiro (2009) analisa o enredo a partir das perspectivas de Mário de Andrade e Alfredo Bosi:
Em artigo de Mário de Andrade (1974), sublinha-se o conteúdo autobiográfico do livro, interpretando o romance como uma obra de vingança contra o ambiente educacional marcada por uma certa pedagogia vivenciada pelo próprio Pompéia. Na perspectiva de Andrade, o enredo se fixa na escola em caminho bem diverso da literatura contemporânea naturalista e realista marcada por amplas sínteses sociais. (BALIERO, 2009)
No entanto, para Bosi, há uma opacidade no ambiente que caracterizava a vivência de Sérgio na qual cada momento narrado esconde um risco iminente ou recorrente.
Segundo Balieiro, outro destaque do livro é a respeito de outros dois traços realistas: o Darwinismo, presente na negação de Sérgio à perversão sexual do internato e pedagogização do sexo, ou seja, o