Tecnicas de negociaçao
Etapa 1
Conceitos de Negociação:
Negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão (COHEN, 1980).
Para Sebenius negociação é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta; por outro lado, não deverá ser surpresa caso as ações de não-negociação provem ser o meio superior de realizar algo(SEBENIUS E LAX, 1987).
Complementa que a negociação é um processo científico quando estabelecemos o problema conjunto que deve ser resolvido: criar, reivindicar e sustentar um valor ao longo do tempo; mas a maneira como esse problema conjunto é resolvido mistura-se ciência e arte, o processo é muito criativo e oportunista, visto que se está pedindo tudo que é possível obter em determinada situação; e a comunicação interpessoal tem componentes de arte e de ciência, como nos mostram a psicologia; de qualquer forma, acho que quase todo mundo pode melhorar substancialmente seu talento para negociar, estudando e praticando (Sebenius, p.82-86).
Segundo Martinelli e Almeida (1998), para uma boa negociação, as partes envolvidas precisam definir alguns aspectos-chaves. Primeiramente, precisam conseguir separar as pessoas envolvidas do problema em questão. Seguidamente, devem concentrar-se nos interesses básicos, examinando os interesses de ambas as partes da negociação. A busca por critérios objetivos para a solução do problema (Martinelli e Almeida p.17-23).
Respostas das questões:
1. Certa vez houve uma negociação naquela estava envolvido, em minha vida profissional.
Em relação a mudança de empresa na qual a diferença salarial era de grande interesse, para permanecer na mesma houve uma negociação na qual obteve sucesso e ambos lados saíram satisfeitos.
2. Acredito que a negociação entre familiares quase sempre é mais fácil, pois há mais facilidade em contato, há mais crédito entre os negociadores e interesse em se ajudar buscando sempre um resultado ganha-ganha.
3.