diversidade
Introdução
A diversidade é uma constante, ela é uma realidade social e a encontramos na sociedade em vários aspectos, no social, racial, cultural, sexual,.
O preconceito e a discriminação e são nítidas na sociedade, porem o Brasil vive o mito de que isso não existe.
Como discriminação podemos citar o racismo, a homofobia, a desigualdade das mulheres, o preconceito religioso e social.
Os negros são os que mais sofrem com a desigualdade e com os preconceitos.
Existem as leis que tornam o racismo um crime, e nossa própria Constituição Federal, lei maior, que diz: “Art 5º Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.”
Grande parte da população brasileira negra. Hoje 45% são negros, e mesmo sendo em sua maioria, ainda não são o suficiente para eliminar o racismo e as desigualdades.
No Brasil existe o mito que não existem diferenças raciais e que todos aqui vivem harmoniosamente. Existe o mito de que há oportunidades para brancos e negros, porem não é bem assim. As desigualdades podem ser observadas na procura de um emprego, nas escolas, onde o negro freqüenta escolas mais pobres, com piores ensinos, o que acarreta menor qualificação profissional.
Os negros também são descriminados em campanhas publicitária.
Como exemplo podemos citar a Brasil Kirin, que em 2010 e 2011 sofreu um processo administrativo em sua propaganda da cerveja Devassa.
A campanha ilustrava a figura de uma negra semi-nua cujo slogan insinuava o racismo e o sexismo( Figura 1).
Figura1
Quando uma empresa tem sua imagem associada a falta de ética, ao preconceito,ao racismo, ao desrespeito ela