Diversidade
Resumo
Este artigo pretende demonstrar as causas e conseqüências da discriminação ocorrida no ambiente escolar, apontando possíveis soluções para diagnosticar e intervir no problema, promovendo assim um espaço de ensino e aprendizagem mais harmonioso tanto para alunos quanto para professores e comunidade escolar em geral.
Justificativa
Vivemos em um mundo cada vez mais discriminador onde as pessoas classificam-se por classe social, cor da pele, condições físicas e psicológicas, religiosidade e sexualidade. No âmbito escolar, os alunos se sentem sempre excluídos por este ou aquele grupo, portando-se com superioridade ou inferioridade perante os demais colegas, fator que muitas vezes prejudica seu desempenho escolar.
No ambiente escolar é comum vermos cenas de bullying nas salas de aula, intervalos e saídas de colégios. Visando conscientizar os alunos e a comunidade escolar dos malefícios causados pela discriminação de gênero, raça, cor, credo religioso e/ou classe social, este projeto pretende modificar o ambiente escolar através de debates, palestras e seminários a fim de problematizar a produção da diferença e encontrar o ponto de ação psicopedagógico.
1.0 Objetivos
1.1-Geral
Promover o respeito à diversidade cultural em sala de aula e na comunidade escolar.
1.2-Específicos
Pesquisar os principais fatores de discriminação existentes no ambiente escolar.
Debater e problematizar a produção da diferença.
Demonstrar o caráter preconceituoso das brincadeiras e atitudes no ambiente escolar através de jogos, debates, roda de conversa, filmes, palestras, entre outros.
2.0 Revisão bibliográfica No mundo todo se convencionou a chamar o tipo de violência praticado nas instituições escolares como bullying. Este tipo de violência é caracterizado por práticas agressivas constantes, físicas ou psicológicas realizadas por alunos e/ou grupos de alunos à outro aluno(s), com insultos, chutes, apelidos,