Diversidade
Apresentação
Estamos vivenciando uma época de grandes conflitos e preconceitos causados pela falta de conhecimento sobre determinados aspectos, que tornam evidente as diferenças.
Este trabalho tem por finalidade aprofundar a compreensão das relações entre educação e cultura, na qual, é dever do educador orientar para que haja total entrosamento, sentimento de aceitação e respeito entre os indivíduos a ele consignados, particularmente na sociedade em que vivemos.
Vamos então adentrar a esta pesquisa para descobrir e aprender sobre como devemos lidar com tais questões.
DIVERSIDADE
Falando sobre diversidade, chegamos sempre ao mesmo ponto de partida: a falta de compreensão e de respeito pelo próximo que denominamos como preconceito e discriminação, tendo como resultado a desmoralização de um indivíduo. Podemos caracterizar tais fatos como: xingar, apelidar ofensivamente, agressões físicas ou verbais, entre outros.
As diversidades mais comuns existentes nas escolas, que vem trazendo grandes conflitos e desrespeito de uns com os outros, são:
Diversidade Étnica
As diferenças são inevitáveis em nossa sociedade, sendo que esta foi originada da mistura de povos, formando a composição de diferentes culturas, cor de pele, etc. Tais diferenças causam, em algumas pessoas, reações de preconceito, trazendo assim, graves problemas para a convivência. Para tentar diminuir esses problemas, precisamos entender que somos todos diferentes, porém, somos todos seres humanos e devemos respeitar o jeito de cada um.
Diversidade Lingüística
Nossa sociedade é composta por uma enorme variedade lingüística. Cada região expressa sua própria maneira de falar. Quando nos deparamos com um ‘sotaque’ ou até mesmo, um vocabulário diferenciado agimos de maneira a ridicularizar o outro, pois essa atitude é comum ao diferente. Gozações muitas vezes podem ofender e desmoralizar o indivíduo em questão.