Logistica militar
Palavras Chave: Logística, Estratégia, Planejamento, Competitividade e Suprimentos.
INTRODUÇÃO
Observando-se as mudanças que vêm ocorrendo no cenário atual, as empresas precisam, cada vez mais, ambientar-se com as transformações decorridas de grandes forças, como avanços tecnológicos e globalização. Essas grandes forças têm criado novos comportamentos e desafios – o que leva as empresas a repensarem suas filosofias e conceitos.
A exigência por uma gestão competente em uma empresa de serviços não é diferente da indústria. Torna-se necessário, para competir no mercado em igualdade com os melhores concorrentes, uma gestão empresarial que se antecipe a prováveis problemas que a empresa, porventura, possa vir a enfrentar.
Tal como nas guerras, onde a logística militar precisa dar o suporte adequado para as tropas poderem operar com eficiência e eficácia nos campos de batalha, as empresas necessitam enfrentar os competidores existentes no mercado em que cada organização está inserida – com o mesmo suporte eficiente e eficaz de que as tropas anseiam.
Atualmente, são notórias as oscilações que a economia brasileira apresenta, alternando fases de ampliação e recessão – obrigando as empresas a operarem superando vários problemas associados a aumento de produção e preços elevados. Como que em confrontos diários, os gerentes necessitam traçar estratégias adequadas a cada campo de combate, digo, cada mercado em que a empresa atua. Com isto, os administradores desempenham o papel de verdadeiros generais com suas táticas de guerra contra a concorrência.
JUSTIFICATIVA DA PESQUISA
Este artigo propõe-se não a expor um tema inédito, pois logística tem sido amplamente estudado e divulgado, mas, apresentar um assunto relevante e de grande utilidade prática nas organizações atuais – uma vez que o gerenciamento eficaz do sistema logístico proporciona uma redução de custos e maximização de lucros dentro das