Diversidade
Tenho por objetivo esclarecer um pouco sobre a diversidade e suas reflexões e sem duvidas aprender muito durante a pesquisa.
Farei a exposição do meu trabalho em tópicos, começando falando sobre a diversidade e se dividindo então para aprofundamento do assunto em: Diversidade – histórica que relata a diversidade em torno da História; Diversidade – linguística que nos fala sobre a variedade de linguagem que podemos encontrar na sociedade; e finalizando com a Diversidade – cultural que abrange a maior parte das diferenças encontradas nas sociedades.
Sociedade diversificada
Para falarmos de diversidade é necessário entendermos em primeiro lugar seu significado, de acordo com o dicionário Aurélio diversidade quer dizer: Diferença; Dessemelhança.A partir daí, durante algumas leituras observei atentamente que, desde a antiguidade já era encontrada grandes diferenças que causavam reações diversas entre os seres humanos. Faziam distinções, principalmente, pela classe social dividindo-se em Nobres e Clero – Burguesia e proletáriado. Aquele que tinha maior poder aquisitivo considerava-se melhor, acima daquele que segundo a visão do Nobre era inferior.Atualmente vivemos em um mundo multicultural, dinâmico e “diversificado”, afinal nenhum ser humano é igual ao outro, cada um possue sua própria identidade, cultura, idioma, gênero, religião, entre outros. Podemos afirmar que a humanidade, teve variadas reações com relação as diferenças que encontravam entre si, muitas dessas reações do ponto de vista negativo; a essa explicação a antropologia (estudo da história natural do homem) chama de “etnocentrismo”, que caracteriza a atitude generalizada entre as sociedades, julgando uma cultura melhor q a outra; sua forma de viver, agir, sentir e pensar coletivamente.
Para enterdemos um pouco melhor vamos especificar três tipos de diversidade: a diversidade – histórica ; a diversidade – linguistica; e a diversidade cultural.
Diversidade-histórica