Diversidade
CENTRO DE CIÊNCIAS EXTAS E TECNOLOGIAS – CCET
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – DEQUI
COORDENADORIA DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA – COEQ
CALOR DE DISSOLUÇÃO - 21/01/2013
São Luís – MA
2013
CALOR DE DISSOLUÇÃO – 21/01/2013
Relatório apresentado à disciplina de Físico-Química I, da Universidade Federal do
Maranhão (UFMA), para obtenção de nota referente ao 3º período do curso de Engenharia Química.
São Luís – MA
2013
1 – OBJETIVO
O experimento tem a finalidade de determinar o calor de dissolução do ácido benzóico a partir das medidas de sua solubilidade em solução aquosa a diferentes temperaturas.
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Na termodinâmica e na físico-química, a termoquímica, também chamada de termodinâmica química, é o ramo da química que estuda o calor (energia) envolvido, seja absorvido, seja produzido, nas reações químicas e quaisquer transformações físicas, tais como a fusão e a ebulição, baseando-se em princípios da termodinâmica. A termoquímica, genericamente, é relacionada com a troca de energia acompanhando transformações, tais como misturas, transições de fases, reações químicas, e incluindo cálculos de grandezas tais como a capacidade térmica, o calor de combustão, o calor de formação, a entalpia e a energia livre.
A termoquímica diz respeito às mudanças de energia manifestadas como “calor de reação’ ou variação de entalpia, H. Uma reação na qual o calor é perdido pelos reagentes para o meio ambiente, é dita exotérmica, onde H é negativo; aquela onde o calor é absorvido é chamada de endotérmica e o H é positivo. Mudanças de energia podem se manifestar como energia elétrica medida em termos de voltagem requerida ou produzida e a quantidade de mudança química (energia elétrica = volts x coulombs). O trabalho executado contra uma força externa,