sistemas operacionais
MODERNOS
Sumário:
INTRODUÇÃO
O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL?
A DIVERSIDADE DE SISTEMAS OPERACIONAIS
REVISÃO SOBRE HARDWARE DE COMPUTADORES
CONCEITOS SOBRE SISTEMAS OPERACIONAIS
1
SISTEMAS OPERACIONAIS
MODERNOS
Integrante:
Paulo César de Souza Coelho
Curso: Rede de Computadores
Matrícula: 2009.07.04.728-1
Professor: Alexandre Luiz
CONCEITOS SOBRE SISTEMAS OPERACIONAIS
2
Introdução
Com o crescimento das atividades do homem em vários setores da vida e o aumento do fluxo de informações, surge, cada vez mais, a necessidade de organizar esses dados de forma prática, rápida e segura. Houve um tempo em que armários com pastas suspensas eram bastante utilizados e bem úteis para o armazenamento de informações. Atualmente esse tipo de recurso não atende à necessidade de armazenamento e organização dos dados, devido à grande produção de informações e ao tempo desperdiçado em pesquisas com esse tipo de armazenamento. 3
Introdução
Um computador moderno consiste de processador, memória, discos, teclado, monitor, impressoras e outros dispositivos de entrada e saída.
O trabalho do sistema operacional é gerenciar esses componentes, e fornecer ao usuário uma interface mais simples com o hardware.
O hardware é composto em camadas, por dispositivos físicos (chips, fios, fontes de alimentação), microarquitetura - CPU - ULA - REGISTRADORES - (registradores internos e caminho de dados) e linguagem de máquina (instruções para mover os dados, fazer operações aritméticas e comparar valores).
Em cada ciclo de máquina, um ou dois operandos são trazidos aos registradores e combinados na ULA, sendo o resultado armazenado em registradores. O caminho de dados é a execução de um determinado conjunto de instruções, desta forma conseguese executar instruções em cada ciclo de máquina(clock), através dos registradores e do caminho de dados.
O software é composto em camadas, pelo sistema operacional, interpretador de