Diversidade
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento do projeto “A horta na escola” tem como proposta dinamizar o ensino. Sendo utilizado como mais um recurso educacional e didático, uma vez que os adolescentes necessitam dessa pratica agrícola.
Esse projeto procurará buscar através da prática o desenvolvimento um espaço interdisciplinar, de motivação concreta para os alunos, além de contribuir diretamente para a sua conscientização referente ao consumo adequado de alimentos saudáveis e da conservação do meio ambiente.
A implantação de hortas em escolas vem mostrando resultados satisfatórios, onde a relação homem / meio ambiente se estreita a partir de uma atividade que envolve o exercício da cidadania e a aquisição de conhecimento nas áreas de ecologia, geografia, etc., esse espaço torna-se democraticamente de todos à medida que os pais e moradores da localidade estiverem envolvidos no processo de implantação da horta, mobilizando a comunidade interna e externa.
O projeto “A horta na escola” foi criado para atender realidades distintas, na sede e regiões do município de Saúde / BA, onde apesar da proximidade com o centro urbano apresenta características de uma comunidade rural carente e pouco valoriza suas riquezas naturais.
OBJETIVOS GERAIS
Tornar mais concretos e próximos do dia–a-dia do aluno temas normalmente estudados apenas teoricamente, tais como o uso e conservação do solo, erosão, assoreamento, adubação e agrotóxicos, entre outros.
Oferecer motivação concreta para que os alunos se interessem por conhecer os tipos de alimentos, sua composição e as principais fontes de proteína, vitaminas e sais minerais.
Estimular o desenvolvimento de hábitos em relação ao consumo de verduras e legumes. Utilizar a horta como espaço de observação da cadeia alimentar.