Preparação para aposentadoria
Universidade de Brasília
Instituto de Psicologia
Departamento de Psicologia Clínica
Disciplina: Psicologia Preventiva e Higiene Mental
Bases teóricas
Nosso objetivo é compartilhar parte dos conhecimentos desenvolvidos em psicologia que favorecem uma aposentadoria produtiva e feliz, além de acessar os recursos já presentes no indivíduo para esta fase, trazendo posturas de ação. A aposentadoria muitas vezes está ligada a perda da capacidade de ação de um sujeito, em que o sujeito torna-se improdutivo, inativo (Rodrigues citado em Soares, 2006). O autor também cita a aposentadoria como uma morte social. De uma forma simplista, Soares (2006) explica a aposentadoria, como a contramão do projeto do homem trabalhador ao qual o individuo se dispõe a vida toda, isso tendo em vista que o trabalho é fundamental também para os processos de autoavaliação e autodescrição.
A falta de planejamento pessoal para a aposentadoria, o aumento da expectativa de vida e o trabalhar na transformação da representação dos indivíduos, sociedade e instituições sobre a importância desta fase são aspectos apontados pelos autores como motivadores. Diante disso é que Soares e col. (2007) criaram o programa Aposenta-ação com o intuito de auxiliar as pessoas que estão nesta fase de pré ou pós-aposentadoria, para que elas possam buscar respostas a suas questões e se autoconhecerem através deste material.
Baseando nos pressupostos da aposentadoria como ação para o futuro pensa-se em um projeto de empoderamento do sujeito por meio do programa Viva mais! Este programa de preparação para aposentadoria apresenta um guia de como fazer a transição para a aposentadoria de forma mais suave a fim de não marcar esta mudança como algo ruim ou doloroso. Assim por meio dele, poderemos em um objetivo secundário identificar em qual estágio de mudança o indivíduo se encontra. Prochaska (2001) descreve seis estágios em um processo de mudança de