Diversidade Étnico-Cultural, Sexual e de Gênero
Justificativa.
A presente atividade propõe construir uma reflexão sobre a identidade cultural entre culturas diferentes, dentro de uma perspectiva de entrelaçamento nas diversas linhas do conhecimento, valorizando o fenótipo da população negra brasileira, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política no Brasil.
Será utilizado o livro falando banto, mostrando que o vocabulário é uma das contribuições africanas ao nosso país, este livro mostra situações do dia a dia, como hora de dormir, alimentos, instrumentos musicais, agrupando os termos rearranjados em forma de pequenos versos.
Objetivo.
Reconhecer e valorizar a cultura africana, como formadora da nossa cultura;
Trabalhar a diversidade cultural e a inclusão
Enfatizar que as influencias africanas deixaram suas marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, assim como várias contribuições à língua portuguesa.
Propiciar reflexões que favoreçam a formação integral do indivíduo reflexivo, ativo e responsável tendo em vista a construção de um mundo mais humanizado.
4º ano – Fundamental I
Disciplina.
Língua Portuguesa com Interdisciplinaridade em História e Geografia.
Desenvolvimento
1. Leitura do livro Falando banto
2. Verificar significados das palavras, o livro contém em anexo um glossário com todas as palavras de origem banta presentes nos textos.
3. Analisar as palavras de origem banta que estão presentes no Brasil.
4. Utilizar as palavras de origem africana contidas nos textos para trabalhar a gramática, com exercícios de separação de sílabas.
5. Pergunta para os alunos.
• Você já ouviu falar em continente Africano?
6. Mostrar no mapa onde fica o continente Africano, fazendo uma análise de sua dimensão em relação à América do Sul.
7. Pergunta para os alunos.
• Você sabia que existem países na África que falam a Língua Portuguesa?
8. Levar os alunos até a sala de informática para que façam uma