Diversidade racial
Principais Idealizadores: * Peter F. Drucker; * Willian Newman; * Ernest Dale; * Ralph C. Davis; * Louis Allen; * George Terry.
Esta Teoria conceitua a administração das organizações como um processo cíclico e contínuo que comporta quatro funções administrativas, que são: * Planejamento. * Organização. * Direção. * Controle.
1. Planejamento: é a fase do processo administrativo que estabelece os objetivos a serem alcançados e maneira identifica as ações necessárias para atingir tais objetivos. O estabelecimento tem objetivo é feito de maneira integrada e denominada visão de futuro da organização. 2. Organização: é a fase do processo administrativo que define a divisão do trabalho organizacional a ser feito por meio de tarefas de órgãos ou cargos (diferenciação) e cuida da coordenação (integração) dos esforços para garantir o alcance do propósito desejado.
3. Direção é a fase do processo administrativo que coordena e converge os esforços de todas as pessoas para garantir que elas desempenhem suas tarefas a fim de alcançar os objetivos organizacionais com sucesso. Alguns autores tratam essa função como liderança na organização. *
4. Controle: É a fase do processo administrativo que monitora o desempenho, comparando os resultados com os objetivos propostos e assumindo ações corretivas quando necessárias. * Cada organização é considerada simultaneamente sob o ponto de vista eficiência e de eficácia. * A Eficiência é uma medida de utilização dos recursos disponíveis. É uma relação entre custos de benefícios, entre entradas e saídas. A Eficiência preocupa-se com os meios, com os métodos e procedimentos mais indicados que precisam ser devidamente planejados