Diversidade do Estado do Par
Musica.
De origem musical indígena, o Carimbó nasceu no norte do Pará, região próxima a capital Belém, e depois se espalhou por todo o nordeste, abraçando outras culturas. O nome vem da madeira curimbó, muito utilizada como instrumento de percussão.
Hits antigos e modernos foram selecionados para não deixar ninguém parado. Desde a veterana Fafá de Belém, que o nome não nega as influências do ritmo paraense, até a moderna Gabi Amarantos, vai muito além do rótulo tecnobrega.
Comidas Típicas do Pará.
A Culinária do Pará apresenta como sua maior influência a cultura indígena e, um pouco da portuguesa e africana.
Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza da Amazônia, como camarão, caranguejo, marisco, peixe, aves, caça, pato, todos temperados com folhas (maniva, chicória, coentro) pimentas de cheiro e ervas. São cozidos em panelas de barro.
O tucupi é um líquido amarelo, extraído da raiz da mandioca. Seu preparo guarda a forma artesanal cultivada pelos índios da região. Deve ser cozido demoradamente antes de ser consumido, pois cru é venenoso. Oferece sabor inconfundível aos pratos com ele preparado, como o tacacá, pato, leitão, peixe, camarão e alguns tipos de caça.
O Tacacá é preparado com um caldo fino de cor amarelada chamada tucupi, sobre o qual se coloca goma, camarão e jambu. Serve-se muito quente, temperado com sal e pimenta, em cuias.
Dança.
Tacacá Tucupí.
Pontos Históricos de do Estado do Pará
O mercado de São Brás foi inaugurado no dia 21 de maio de 1911. A obra original é do engenheiro Filinto. Foi construído em função da grande movimentação comercial gerada pela ferrovia Belém/Bragança. Como o ponto final do trem era em São Brás, com muitas pessoas embarcando e desembarcando ali, a área se tornou atrativa para a comercialização de produtos Santoro.
Teatro da Paz Inaugurado em 15 de fevereiro de 1878. Mantém ainda hoje o status de maior teatro da Região