2 FICHAMENTO Fun Es E Estrutura De Servi Os De Rela Es P Blicas
427 palavras
2 páginas
José Ulisses da Silva Junior3º Período - Comunicação Social - Relações Públicas
Teoria das Relações Públicas
3º Capítulo Cândido Teobaldo Curso de Relações Públicas
Funções e Estrutura de Serviços de Relações Públicas
O Quadro das Funções Gerais e Específicos de RR.PP., foi apresentada no IV Congresso Mudial de Relações Públicas no Rio de Janeiro em outubro de 1967, pela CIPERP criada pela CONFIARP.
Em face da análise e interpretação dos resultados levantandos das pesquisas em referência, a CIPERP fixou as seguintes funções básicas de Relações Públicas, a saber: Assessoramento; Pesquisa; Planejamento; Execução (Comunicação); e Avaliação. Por sua vez, cada função geral de RR.PP. compreende uma série de funções específicas, que se encontram descritas no Quadro de Análise Ocupacional da CIPERP, bem como a frenquência e a área ou nível em que as funções de Relações Públicas são desemprenhadas nas empresas em geral.
Para alguns estudiosos de Relações Públicas, entre eles Bertrand Canfield (EUA), Juan Merchán López (Venezuela) e Millo Gambini (Brasil), as atividades gerais da RR.PP. abarcam: Pesquisa (estudo de opinião e interpretação das atendências); Planejamento (política da instituição, determinação dos objetivos de RR.PP. e orçamento e custos); Coordenação (contatos internos e externos); Administração (serviços administrativos e supervisão de tarefas); Produção (programação e material informativo).
O texto detalha cada uma das funções e outras mais que não fazem parte da gerais, como: conselheiro da alta administração, que faz parte da função geral de assessoramento. A função de execução se subdivide em outras três, nomeadas setores, são esses: divulgação, informação e contatos. Existe também as delegações, divididas em cinco tipos que são explicados durante o capítulo, esses tipos podem ser:
1. delegar a todos os funcionários;
2. delegar a um departamento ou setor especializado;
3. delegar a um conselheiro estranho ou a uma