Diversidade cultural
CURSO SUPERIOR PEDAGOGIA
ELAINE FERNANDES DE PAULA
AS FACES DA DIVERSIDADES
Rolim de Moura
2013
ELAINE FERNANDES DE PAULA
AS FACES DA DIVERSIDADES
Trabalho Individual apresentado ao Curso Superior Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Sociedade e diversidade, no contexto educacional, Processo educativo no contexto histórico Filosófico, Comunicação e Linguagem e Seminário I, Pedagogia.
Professores: Okçana Battini, Fabio Luiz da Silva, Bernadete, Márcia Bastos, Lilian Salete.
Rolim de Moura
2013
INTRODUÇÃO
Em definição a diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, dentre os quais podemos citar: culinária, manifestações religiosas, roupa, reminiscências, entre vários outros aspectos. Nosso país, por conter um espaçoso território, apresenta também altercações climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões e com certeza isso influencia nas diferenças comportamentais.
Os principais expansores da civilização brasileira são os imigrantes europeus, os povos indígenas e os escravos africanos. Por conseguinte, os imigrantes japoneses, alemães, italianos, poloneses, entre outros, colaboraram para o pluralismo cultural do Brasil. Esse trabalho tem como objetivo retratar de modo singular sobre as diversidades vivida pelo povo brasileiro. 2. DESENVOLVIMENTO
2.1 DIVERSIDADES CULTURAIS.
A diversidade de cultura em nosso país conjetura-se por meio de uma sociedade que desde sua povoação, iniciou-se de forma miscigenada e diversificada. Os valores transcendentais e as relações entre os costumes são cada vez mais transformados pelas diversas formas de cultura.
Contudo as culturas de modo separado não possuem qualquer peculiaridade, porém com sua unificação territorial adquirem a capacidade de serem homogenias.
Nosso país já de é, de berço, um país pluricultural. Ao longo de sua