Diversidade Cultural e Social
Com isso é implementada a educação inclusiva nas redes de escolas brasileiras, que visa a diversidade inerente á espécie humana e busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os alunos, em salas de aulas comuns no sistema de ensino regular de forma que promova a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos.
Em julho de 2004 foi criado o SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento inclusivo voltado para a valorização das diferenças étnicas- raciais no sistema de ensino e também para a formação de gestores e educadores a fim de transformar o nosso sistema educacional.
Portanto, para que haja a educação inclusiva no sistema escolar é preciso investir na capacitação continua de seus professores e funcionários de modo que saibam lidar e respeitar a diversidade existente dentro da sala de aula, e compreender a realidade vivida por aquele grupo de alunos, suas necessidades e suas potencialidades. Afinal o ambiente escolar deve ser acolhedor e com o máximo respeito ao individuo e sempre respeitando o limite do outro e também reconhecer no outro o que ele tem de melhor para fazer e transmitir.
Formar um aluno dentro da escola é justamente destacar suas diferenças e não padronizá-lo, é ensiná-los o máximo que possam aproveitar e assim tornar uma sociedade inclusiva.