Diversidade ,cultura História e lingua
diversidade
CULTURA, HISTÓRIA E LÍNGUA
Macaúbas-Bahia
2013
Mauriza Meira Oliveira Souza
DIVERSIDADE
CULTURA, HISTÓRIA E LÍNGUA
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Processo Educativo no Contexto Histórico Filosófico, Comunicação e Linguagem, Seminário I, Sociedade e Divercidade no Contexto Educacional.
Prof. Bernadete Strong, Márcia Bastos, Fábio Luis da Silva, Okçana Battini, Lilian Salete A.M.Lima.
Macaúbas-Bahia 2013
IMAGEM 1 : DIVERSIDADE LINGUÍSTICA
IMAGEM 2 : DIVERSIDADE HISTÓRICA
IMAGEM 3: DIVERSIDADE CULTURAL
INTRODUÇÃO
A cultura brasileira em sua essência seria composta por uma diversidade cultural, fruto dessa aproximação que se desenvolveu desde os tempos de colonização, a qual, como sabemos, não foi, necessariamente, um processo amistoso entre colonizadores e colonizados, entre brancos e índios, entre brancos e negros. Se é verdade que portugueses, indígenas e africanos estiveram em permanente contato, também é fato que essa aproximação foi marcada pela exploração e pela violência impostas a índios e negros pelos europeus colonizadores, os quais a seu modo tentavam impor seus valores, sua religião e seus interesses.
Podemos afirmar que, apesar desse contato hostil num primeiro momento entre as etnias, o processo de mestiçagem contribuiu para a diversidade da cultura brasileira no que diz respeito aos costumes, práticas, valores, entre outros aspectos que poderiam compor o que alguns autores chamam de caráter nacional.
A culinária africana misturou-se à indígena e à europeia; os valores do catolicismo europeu fundiram-se às religiões e aos símbolos africanos, configurando o chamado