Diversidade Biológica dos Protostomados
1) Sobre os artrópodas, descreva:
Simetria: são bilaterais, metaméricos e o corpo é dividido em tagmas; possuem apêndices articulados, que podem estar modificados para funções sensoriais, obtenção de alimento, rápida locomoção, natação, etc.
Exoesqueleto: é uma sinapomorfia dos Arthropodas Sua função é proteger eficientemente o corpo sem sacrificar a mobilidade e a agilidade do animal. Entretanto, impõe sérias restrições ao crescimento, o qual precisa ser feito através da muda.
Sistema digestivo: Possuem tubo digestivo completo. Peças bucais formadas por apêndices modificados e adaptadas para diferentes tipos de alimentação. O tubo digestivo dos artrópodes se caracteriza pela presença de um estomodeu e de um proctodeu bem desenvolvidos, ambos de origem ectodérmica. Essas duas regiões são revestidas por uma fina camada de cutícula e constituem, respectivamente, o tubo digestivo anterior e o tubo digestivo posterior. A região intermediária, derivada do endoderma, forma o tubo digestivo médio.
O tubo digestivo anterior está relacionado, principalmente, à ingestão, trituração e armazenamento dos alimentos. O tubo digestivo médio é o local da produção de enzimas, digestão e absorção dos alimentos. Todavia, em muitos artrópodes, as enzimas são enviadas para frente e a digestão se inicia no tubo digestivo anterior. Freqüentemente, a área superficial do tubo médio é ampliada devido à presença de cecos gástricos e glândulas digestivas. O tubo digestivo posterior atua na absorção de água e na formação das fezes.
Sistema circulatório: Sistema circulatório aberto, formado por um coração dorsal contráctil e artérias que se abrem na hemocele. O coração dos artrópodes é um tubo muscular perfurado por pares de aberturas laterais chamadas óstios. Sua posição e tamanho variam dentro do filo. A contração (sístole) do coração é gerada por músculos da parede cardíaca, enquanto a expansão (diástole) e enchimento resultam da presença de fibras