Animais
1a. Avaliação a Distância – 2013/2
Disciplina: DIVERSIDADE BIOLÓGICA DOS PROTOSTOMADOS
PROF. CÁTIA MELLO-PATIU
Data limite para entrega da AD1 pelos alunos no pólo: 24/08/2013
Nome: Diogo Siqueira
Pólo: Macaé
AVALIAÇÃO
Este Caderno de Avaliação à distância possui enunciados de questões referentes ao conteúdo das aulas 1 a 8, a serem respondidas e entregues nos pólos. Você poderá resolvê-las sozinho ou formar um grupo de estudo, porém as respostas devem ser individuais. Provas iguais não serão avaliadas. Evite também transcrever o texto igual ao do material didático, reescreva-o após ler e entender seu conteúdo. Você deverá pesquisar em outras fontes, além de seu material didático, como na internet ou nos livros disponíveis no seu pólo. Cada questão vale 2,0 (dois) pontos.
Questão 1. Um aspecto básico na arquitetura do corpo de um animal é a simetria. Com relação a esse aspecto, considere os seguintes metazoários: esponja (Porifera), água-viva (Cnidária), planária (Platyhelminthes). Discorra sobre a simetria nos 3 filos citados e correlacione a simetria com a maneira com que cada animal explora o ambiente (mínimo 10 linhas).
Resposta:
Água-Viva: A água-viva também possui simetria radial, o que significa que seus membros se estendem de um ponto central, semelhante aos raios de uma roda. Se cortarmos uma água-viva pela metade por mais de dois planos passados pelo eixo longitudinal, teremos partes iguais.
Esponja: As esponjas apresentam simetria radial ou podem ser assimétricas. A esponja é um metazoário séssil (isto é, não se desloca), porém tem movimento em suas células, utilizado para regular a quantidade de entrada de água, por exemplo.
Planária: Já a planária é um metazoário que possui simetria bilateral. Seu corpo pode ser dividido em duas porções equivalentes ao longo do plano sagital (esquerda e direita). Indivíduos com essa simetria se movimentam muito melhor que outros, explorando