escola, leitura e produção de textos
Ana Maria Kaufman
Esse livro é uma classificação simples e precisa dos textos que estão presentes na realidade social, articulando-os a uma proposta didática para que as crianças venham a ser boas leitoras e escrevam corretamente com autonomia.
Quem escreve como escritor, escreve pelo prazer de escrever e as palavras utilizadas têm mais peso do que a informação contida no texto literário. Quem escreve e não é um escritor, o eu importa são os dados transmitidos, nesse caso, são pessoas que escrevem.
O respeito pelo trabalho intelectual das crianças não pode conduzir ao abandono: não informar ou corrigir quando necessário implica deixar o aluno entregue às suas próprias forças. Informar ou corrigir implica em trabalhar construtivamente os erros, isto é, criar situações de contato, exploração, reflexão sobre a produção de textos que permitem ao aluno otimizar seu aprendizado.
Nessa situação de ensino aprendizagem vemos uma tríade: o aluno, o professor e o conteúdo que se quer transmitir.
Capitulo 1 – Rumo a tipologia dos textos.
Classificação dos textos: textos literários, textos jornalísticos, textos de informação científica, textos instrucionais, textos epistolares, textos humorísticos, textos publicitários.
Frente à existência destes tipos e destas variedades, o livro reconhece três momentos:
1) Seleção textos que aparecem com maior freqüência na realidade social e no universo escolar
1- Textos literários: ( conto, novela, obra teatral, poema) são textos que privilegiam a mensagem pela própria mensagem. Neles, interessa primordialmente como se combinam de acordo com padrões estéticos, os diferentes elementos da língua, para dar impressão de beleza. No processo de construção dos textos literários, o escritor detém-se na própria escrita, joga com os recursos lingüísticos, transgredindo, com freqüência, as regras da linguagem para liberar sua imaginação e fantasia na criação de mundos fictícios. Os textos literários