Paper produção textual
Fabrine Machado
Profª. Marilda Stortti
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Letras - Licenciatura Port./Lit. (Led 0106) – Prática IV
06/11/12
RESUMO
Sabemos que, na escola, o tempo é sempre curto para compartilhar experiências e discutir estratégias para ajudar os alunos a elaborar melhor os textos escritos. Foi para refletir sobre esse tema que organizei este trabalho. Através de pesquisa e de aplicação da prática na turma do 3º ano do Ensino Médio com intuito de melhorar e dar suporte à realização de uma boa produção textual.
Palavra-chave: Produção textual; Leitura; Escrita.
1 INTRODUÇÃO
O interesse por essa temática deve-se, em primeiro lugar, ao fato de que, ao longo da nossa trajetória como estudante de Língua Portuguesa, trabalhando com produção de textos em salas de aula, sempre me incomodou as dificuldades enfrentadas pelos professores que, entre outros problemas, não conseguem organizar uma prática que seja vista pelos alunos como dinâmica, estimulante e desafiadora. Em segundo, as dificuldades dos alunos em produzir textos escritos, já que, frequentemente, não conseguem se expressar de forma clara e coerente, o que acaba por comprometer a sua aprovação nos vestibulares mais concorridos, no caso o das universidades públicas.
Vale destacar que, nos últimos anos, o olhar da sociedade também tem se voltado para o desempenho insatisfatório das produções escritas de estudantes do final do ensino médio. A mídia e o mundo acadêmico têm chamado a atenção, reiteradas vezes, para os problemas enfrentados por alunos egressos do ensino médio concernentes à produção de textos escritos, levantando a questão de que esses jovens, em breve, estarão no ensino superior e, depois, entrarão no mercado de trabalho. Como poderão se expressar por meio de uma modalidade de linguagem que nem mesmo manejam de forma clara e coerente? Através de pesquisa sobre o assunto elaborei dicas de produção